sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Happing Tirésias

Decidimos em uma das nossas reuniões sair do comum diferenciar o cotidiano de alguma forma, na aula anterior em teoria vimos com Lara sobre o happing que é O happening é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaneidade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação.
Apesar de ser definida por alguns historiadores como um sinônimo de Performance, o happening é diferente porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontâneos e sem trama”.
Decidimos então fazer um happing no estimulo sensorial e convidamos a turma de Fotografia para poder participar da nossa intervenção, happing aconteceu no nosso local de reuniões ou aula (estúdio) espalhamos varias objetos de estimulo sensorial pela sala.
Primeiro entramos no estúdio e tivemos que fazer uma espécie de barreiras para colocar as câmeras e outras coisas que não podiam sair de lá, para não esbarramos e nos machucarmos também ,fizemos uma barreira com algumas paredes falsas que tem lá e separamos, depois espalhamos os objeto pela sala,panos,cadeira,alguns objetos que já estavam na sala como um mesinha de centro ,um rolo de barbante molhado, pipoca e saímos para entramos todos juntos no escuro os celulares teriam que estar todos no alarme no horário de 22hrs10 para despetar.
Inciamos a performance era mais o menos umas 21hrs20min ,ficamos 40min no escuro dentro do estúdio com esse objetos para estimulo sensorial e livres para fazer qualquer coisa.
Eu fui meio malandrinho rs,fui direto na sacolinha de pipoca e fiquei no cantinho comendo sozinho,Iasmim que pelo o cheiro descobriu onde eu estava e falou que estava sentindo o cheiro da pipoca então falei que estava sentado logo no canto até mesmo com medo de que ela me pisoteasse como estava escuro e eu abaixado ela sentou do meu lado e comemos.
Na sala era uma barulhada uns cantavam outros conversavam outros meditavam isolados, e aquele barulho me provocou certo estimulo de zuar brincar e comecei a variar nos sons e fazer bagunça pelo local, pegava os panos e jogava sobre as pessoa, passei por debaixo da cadeira todo enrolado por pano e fui salvo pelo Lazaro e Carol que por sinal a conheci pelo cheiro e Lázaro por falar .Lembro que teve um momento que sentei no meio de uma rodinha onde o povo só se comunicava com Oi,ai o outro Oi,ai outro Oi e assim seguia e nesta mesma roda havia um menino sem camisa se não me engano chamado Diogo acho, uma das garotas fez uma brincadeira e pegou a minha mão e passou sobre a barriga dele.
A yule teve um momento que achei muito interessante puxou um som que transmitia o pedido de silêncio e tudo ficou quieto só se ouviam os barulhos do local e das pessoas passando lá do lado de fora do estúdio e tudo silenciou, nesse momento ela pegou e deitou abraçada com outra pessoa que tentamos descobrir quem era e só soubemos no final à conversa no debate, eu muitas vezes toquei na pessoa e devido ter o cabelo grande e não ter observado com mais detalhes todos que lá estavam senti dificuldade de descobrir até o gênero que se tratava ali deitada abraçada com a yule ,passei variadas vezes as mão pelo corpo para tentar e ainda não conseguir assimilar as Pessoa, pois ele foi o único que fez a performance de meia, foi muito contagiante esta junção uma energia maravilhosa e uma experiência incrível.
Em um happening, a participação do público com risos, assovios, passeios, palavras, olhares, insultos, agressões são transformados em espetáculo. A vida é transformada em espetáculo, e a arte é suplantada pela vida.

HISTÓRIA DE TIRESIAS:

Na mitologia grega, Tirésias (em grego, Τειρεσίας) foi um famoso profeta cego de Tebas – famoso por ter passado sete anos transformado em uma mulher. Era filho do pastor Everes e da ninfa Chariclo.
Certa vez ao ir orar no monte Citorão, Tirésias encontrou um casal de cobras venenosas copulando, e ambas voltaram-se contra ele. Ele matou a fêmea, e imediatamente tornou-se uma mulher.
Anos depois, indo orar no mesmo monte Citorão, encontrou outro casal de cobras venenosas copulando. Matou o macho e tornou-se novamente um homem.
Por Tirésias ter se tornado tão ciente a respeito de ambos os sexos, ele foi chamado para decidir a questão levantada por ocasião de uma discussão entre Zeus e Hera sobre se é o homem ou a mulher quem tem mais prazer na relação sexual. Mas ele sabia que a sua decisão iraria sobre ele o deus derrotado.
Hera dizia que o homem é quem tem mais prazer, Zeus dizia que é a mulher. Tirésias decidiu a questão: "se dividirmos o prazer em dez partes, a mulher fica com nove e o homem com uma." Hera, furiosa por sua derrota, cegou Tirésias por vingança. Mas Zeus, compadecido e em recompensa por Tirésias ter dado a ele a vitória, deu-lhe o dom da mántis, aprevisão.
Uma versão alternativa do mito de Tirésias conta que este ficou cego ao ter visto Atena se banhando nua em uma fonte.
Tirésias se faz presente no livro Édipo Rei do antigo autor grego, o célebre Sófocles. Neste livro ele interage e demonstra: "Como é terrível saber, quando o saber de nada serve a quem possui." No qual este faz uma sábia e sutil (aos olhos de quem não consegue ver mesmo sadio da visão) revelação à Édipo, no qual no desenrolar da história, saberá o verdadeiro significado nas entrelinhas de suas sábias palavras.
Tirésias também aparece no livro Odisséia, de Homero (Canto X e XI). Ulisses não consegue descobrir o caminho para voltar para casa e vai procurar Tirésias no Hades
Tirésias e Odisseu, no submundo.


Tirésias aparece aOdisseu durante a nekyia daOdisseia XI, nesta aquarela com têmpera doanglo- suíço Johann Heinrich Fussli, c.170-85.





Nenhum comentário:

Postar um comentário