sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Perfomance Medusa

Performance Art
Em nossa reunião (aula) de direção e performance no Studio de tv sentamos e  e comentamos sobre a aula anterior sobre Performance Art e juntos e múltiplos pensamentos resolvemos realizar um dinâmica no sinal, a corrida de saco, depois de debatermos em sala e entramos em consenso do que realizar decidimos o local, escolhemos o sinal próximo ao shopping vila velha.
A performance consistia  com o tempo do sinal, toda ação tinha que ser realizada de acordo com o tempo que tinha, chegamos no local e esquematizamos mais o menos de como seria realizada a ação, as instruções foram relatada primeiro pela a prof.ª Rejane .
A primeira coisa que fizemos foi contar o tempo do sinal para calcularmos o tempo que tinha para chegar a outro lado seguro, visto isso o aluno Vinicius couti finalizou dando algumas outras importâncias para podermos iniciar o jogo: Uma pessoa atravessaria (Rafaela) só para o outro lado da pista, enquanto os competidores se preparavam, com o sinal no vermelho e contando os segundos ela gritava valendo e os competidores respondendo a ordem tiravam os sacos das bolsas ou do corpo mesmo e ia pulando até o outro lado, quem chegava primeiro ganhava.
Mais algo que percebemos ao fazer a primeira a travessia e que ainda sobrava tempo pra voltar pulando, e então esperamos que o sinal voltasse ao normal e organizamos melhor, a ação teve muita interação com o público inclusive com as pessoas que estavam no transito ou atravessando que não intendia o que ocorria ali, interessante foi que a nossa meta e o objetivo que tínhamos foi alcançado, pois nós enquanto alunos /performáticos queríamos descobrir a relação da ação com o publico investigar através desta performance a reação do publico.
Falando sobre a interação em grupo foi muito interessante, pois percebi uma ligação uma espécie de energia e confiança muito grande no trabalho que estava sendo realizado, pois estávamos e um via publica no meio da pista brincando de corrida de saco, jogos que me remete muita a minha infância, pois na minha cidade Pancas brincávamos muito disso nas ruas da cidade. E a questão do horário também era 21h20min horário de pico que o fluxo de carro, ônibus e grande, pois neste horário e muita gente saindo da faculdade, do shopping do serviço então e bem movimentado. E quando relato sobre a conexão do grupo falo que todos nós fizemos uma observação em comum, pois esperávamos de um lado o sinal novamente fechar pra fazer novamente a ação do lado contraria e percebeu que estávamos perdendo tempo pois ainda sobrava o intervalo pra ir e voltar em 60seg,começamos então a realizar todo processo com essa ação indo e voltando, fizemos 2 vezes e cansamos e aos poucos um o outro ia saindo do jogo pelo cansaço de atravessar, juntos o grupo e resolvemos complementar com  improvisações o jogo pois percebemos que só a ação de atravessar estava muito repetitiva e cansativa, resumindo ‘’Chata’’ também decidimos brincar de Cobra-cega ou Cabra-Cega no sinal ,não sei nomear de tantos nomes diferentes que tem esse jogo.

"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)

O jogo foi iniciado pelo Vini com uma venda nos olhos ele tinha que tentar pegar um de nós, brincamos ali na faixa de pedestre enquanto o sinal estava fechado, mais tinha uma regrinha em questão esse jogo acontecia sobre a faixa com o sinal fechado mais Vinicius mesmo com a venda nos olhos contava em seu interno o tempo do sinal para sair da faixa e os carros seguirem, caso ele não batesse com o tempo um já estava em alerta para tira-lo, mais no tempinho final ele me pegou (Ismael) e quem teve que vendar os olhos foi eu e ao sina fechar iniciaremos novamente.


Performances marcam identidades, dobram o tempo, remodulam e adornam o corpo, e contam estórias. Performances – de arte, rituais, ou da vida cotidiana – são “comportamentos restaurados”, “comportamentos duas vezes experienciados”, ações realizadas para as quais as pessoas treinam e ensaiam (ver a caixa sobre Goffman). Assim, fica claro que, para realizar arte, isto envolve treino e ensaio. Mas a vida cotidiana também envolve anos de treino e de prática, de aprender determinadas porções de comportamentos culturais, 2. O QUE É PERFORMACE? Heréclito de Efeu (aprox. 535~475 a. C.): Filósofo grego, a quem é creditado a criação da doutrina do “fluxo”, a teoria da impermanência e da mudança. Não se pode pisar duas vezes o mesmo rio, uma vez que o fluxo da correnteza garante que nova água continue a substituir a antiga. Guillermo Gómez~Peña (1955~ ): Nascido no México e naturalizado estadunidense. Artista performático, dramaturgo, líder do La Pocha Nostra. reflexivo : que se refere a algo ou alguém. de ajustar e atuar os papéis da vida de alguém em relação às circunstâncias sociais e pessoais
Pra mim foi algo impressionante, pois pela primeira vez superei os meus limites tenho uma agonia muito grande de saber que estou em um local de risco de olhos vendados, por mais que você sabe que nada de ruim irá lhe acontecer por estar em equipe o e sinal fechado, mais certo tipo de aflição dá, e eu não senti medo a nenhum momento, pois a todo o momento me senti como se ainda fosse uma criança brincando pelas ruas da minha cidade e foi algo muito espontâneo que nem me lembrava de que estava na avenida e nessa brincadeira peguei Vinicius de novo rs,e isso não foi proposital.
Sai do jogo e alguns dos outros também e alguns dos meninos que ficaram na pista mudaram as regras e as ações brincaram de morto vivo no sinal, dançaram alguns passos da dança que estão montando na aula de dança para amostra e de estatua.
O tempo ia passando e tínhamos que ir embora, até que alguém disse por que não brincamos de morto vivo no ponto de ônibus logo mais afrente ao sinal, todos curtiram a ideia e seguiram pro ponto, o engraçado foi que nos dividimos para chegar ao ponto, como tínhamos ido de bolsa chegamos como se fosse alunos esperando ônibus normal e nos separamos em meio ao publico que estavam esperando a sua condução, então no centro encostada sobre a pilastra do ponto Rafaela grita Morto, todos nós nos abaixamos e o povo que estava do lado olhava sem intender pois ficamos estático e olhando esperando a condução chegar, rafa dizia vivo e levantávamos e teve gente que faziam alguns comentários e saiam até de perto achando estanha a ação pois não era algo que estava presente sem eu cotidiano e aonde ocorre a performance ‘’body art- Corpo instrumento de comunicar a manifestação artística política Social’’ e visto o nosso resultado como positivo e alcançado pois queríamos ver a influência (reações) do publico com interferências performáticas no cotidiano como experimentos.
Resumo Da História de Medusa
O que é e história da Medusa 

A Medusa é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga.

Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que ela tinha o poder de transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.

Era uma das três irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas (Euriále e Esteno), Medusa era mortal. Era filha de Ceto e Fórcis (divindades marinhas). Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa Atena. 

Na Grécia Antiga, quase todas as pessoas tinham muito medo da Medusa. De acordo com a mitologia, ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de suas irmãs.

Medusa e o herói Perseu 

Na mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após decaptá-la, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.

Sobre o nome Medusa surgiu depois na reunião do Happing que conversando vimos que os nomes da outras performances todas envolviam nomes da mitologia grega e vendo alguns takes que Rejane havia postado lembramos dos jogos complementados a performance como Estatua e lembramos de medusa que com olhar petrificava os guerreiros e homens com seu encanto .
Performance Medusa Registros:












Nenhum comentário:

Postar um comentário