Performance
Art
Em
nossa reunião (aula) de direção e performance no Studio de tv sentamos e e comentamos sobre a aula anterior sobre
Performance Art e juntos e múltiplos pensamentos resolvemos realizar um
dinâmica no sinal, a corrida de saco, depois de debatermos em sala e entramos
em consenso do que realizar decidimos o local, escolhemos o sinal próximo ao
shopping vila velha.
A
performance consistia com o tempo do sinal,
toda ação tinha que ser realizada de acordo com o tempo que tinha, chegamos no
local e esquematizamos mais o menos de como seria realizada a ação, as
instruções foram relatada primeiro pela a prof.ª Rejane .
A
primeira coisa que fizemos foi contar o tempo do sinal para calcularmos o tempo
que tinha para chegar a outro lado seguro, visto isso o aluno Vinicius couti
finalizou dando algumas outras importâncias para podermos iniciar o jogo: Uma
pessoa atravessaria (Rafaela) só para o outro lado da pista, enquanto os
competidores se preparavam, com o sinal no vermelho e contando os segundos ela
gritava valendo e os competidores respondendo a ordem tiravam os sacos das
bolsas ou do corpo mesmo e ia pulando até o outro lado, quem chegava primeiro
ganhava.
Mais
algo que percebemos ao fazer a primeira a travessia e que ainda sobrava tempo
pra voltar pulando, e então esperamos que o sinal voltasse ao normal e
organizamos melhor, a ação teve muita interação com o público inclusive com as
pessoas que estavam no transito ou atravessando que não intendia o que ocorria
ali, interessante foi que a nossa meta e o objetivo que tínhamos foi alcançado,
pois nós enquanto alunos /performáticos queríamos descobrir a relação da ação
com o publico investigar através desta performance a reação do publico.
Falando
sobre a interação em grupo foi muito interessante, pois percebi uma ligação uma
espécie de energia e confiança muito grande no trabalho que estava sendo
realizado, pois estávamos e um via publica no meio da pista brincando de
corrida de saco, jogos que me remete muita a minha infância, pois na minha
cidade Pancas brincávamos muito disso nas ruas da cidade. E a questão do
horário também era 21h20min horário de pico que o fluxo de carro, ônibus e
grande, pois neste horário e muita gente saindo da faculdade, do shopping do
serviço então e bem movimentado. E quando relato sobre a conexão do grupo falo
que todos nós fizemos uma observação em comum, pois esperávamos de um lado o
sinal novamente fechar pra fazer novamente a ação do lado contraria e percebeu
que estávamos perdendo tempo pois ainda sobrava o intervalo pra ir e voltar em
60seg,começamos então a realizar todo processo com essa ação indo e voltando,
fizemos 2 vezes e cansamos e aos poucos um o outro ia saindo do jogo pelo
cansaço de atravessar, juntos o grupo e resolvemos complementar com improvisações o jogo pois percebemos que só a
ação de atravessar estava muito repetitiva e cansativa, resumindo ‘’Chata’’
também decidimos brincar de Cobra-cega ou Cabra-Cega no sinal ,não sei nomear
de tantos nomes diferentes que tem esse jogo.
"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)
O jogo foi iniciado pelo Vini com uma venda nos olhos ele tinha que tentar pegar um de nós, brincamos ali na faixa de pedestre enquanto o sinal estava fechado, mais tinha uma regrinha em questão esse jogo acontecia sobre a faixa com o sinal fechado mais Vinicius mesmo com a venda nos olhos contava em seu interno o tempo do sinal para sair da faixa e os carros seguirem, caso ele não batesse com o tempo um já estava em alerta para tira-lo, mais no tempinho final ele me pegou (Ismael) e quem teve que vendar os olhos foi eu e ao sina fechar iniciaremos novamente.
Performances marcam
identidades, dobram o tempo, remodulam e adornam o corpo, e contam estórias.
Performances – de arte, rituais, ou da vida cotidiana – são “comportamentos
restaurados”, “comportamentos duas vezes experienciados”, ações realizadas para
as quais as pessoas treinam e ensaiam (ver a caixa sobre Goffman). Assim, fica
claro que, para realizar arte, isto envolve treino e ensaio. Mas a vida
cotidiana também envolve anos de treino e de prática, de aprender determinadas
porções de comportamentos culturais, 2. O QUE É PERFORMACE? Heréclito de Efeu
(aprox. 535~475 a. C.): Filósofo grego, a quem é creditado a criação da
doutrina do “fluxo”, a teoria da impermanência e da mudança. Não se pode pisar
duas vezes o mesmo rio, uma vez que o fluxo da correnteza garante que nova água
continue a substituir a antiga. Guillermo Gómez~Peña (1955~ ): Nascido no
México e naturalizado estadunidense. Artista performático, dramaturgo, líder do
La Pocha Nostra. reflexivo : que se refere a algo ou alguém. de ajustar e atuar
os papéis da vida de alguém em relação às circunstâncias sociais e pessoais
Pra
mim foi algo impressionante, pois pela primeira vez superei os meus limites
tenho uma agonia muito grande de saber que estou em um local de risco de olhos
vendados, por mais que você sabe que nada de ruim irá lhe acontecer por estar
em equipe o e sinal fechado, mais certo tipo de aflição dá, e eu não senti medo
a nenhum momento, pois a todo o momento me senti como se ainda fosse uma
criança brincando pelas ruas da minha cidade e foi algo muito espontâneo que
nem me lembrava de que estava na avenida e nessa brincadeira peguei Vinicius de
novo rs,e isso não foi proposital.
Sai
do jogo e alguns dos outros também e alguns dos meninos que ficaram na pista
mudaram as regras e as ações brincaram de morto vivo no sinal, dançaram alguns
passos da dança que estão montando na aula de dança para amostra e de estatua.
O
tempo ia passando e tínhamos que ir embora, até que alguém disse por que não
brincamos de morto vivo no ponto de ônibus logo mais afrente ao sinal, todos
curtiram a ideia e seguiram pro ponto, o engraçado foi que nos dividimos para
chegar ao ponto, como tínhamos ido de bolsa chegamos como se fosse alunos
esperando ônibus normal e nos separamos em meio ao publico que estavam
esperando a sua condução, então no centro encostada sobre a pilastra do ponto
Rafaela grita Morto, todos nós nos abaixamos e o povo que estava do lado olhava
sem intender pois ficamos estático e olhando esperando a condução chegar, rafa
dizia vivo e levantávamos e teve gente que faziam alguns comentários e saiam
até de perto achando estanha a ação pois não era algo que estava presente sem
eu cotidiano e aonde ocorre a performance ‘’body art- Corpo instrumento de
comunicar a manifestação artística política Social’’ e visto o nosso resultado
como positivo e alcançado pois queríamos ver a influência (reações) do publico
com interferências performáticas no cotidiano como experimentos.
Resumo Da História
de Medusa
O que é e história da
Medusa
A
Medusa é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga.
Representada
por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze
e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que ela tinha o poder de
transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus
olhos.
Era
uma das três irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas (Euriále e
Esteno), Medusa era mortal. Era filha de Ceto e Fórcis (divindades marinhas).
Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa
Atena.
Na
Grécia Antiga, quase todas as pessoas tinham muito medo da Medusa. De acordo
com a mitologia, ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de
suas irmãs.
Medusa e o herói Perseu
Na mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu.
Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo
para não ser transformado em pedra. Após decaptá-la, entregou a cabeça à
deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.
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Sobre
o nome Medusa surgiu depois na reunião do Happing que conversando vimos que os
nomes da outras performances todas envolviam nomes da mitologia grega e vendo
alguns takes que Rejane havia postado lembramos dos jogos complementados a
performance como Estatua e lembramos de medusa que com olhar petrificava os
guerreiros e homens com seu encanto .
Performance Medusa Registros:
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