sexta-feira, 9 de outubro de 2015

SANSÃO

Performance sansão
Quando desenvolvemos e pensamos na Performance Sansão, não achei que teria os resultados que obtivemos! Me surpreendi!
Todos nós vamos a salões de beleza corta os cabelos, ou até mesmo damos nossas próprias tesouradas e isso já se tornou uma situação de nosso cotidiano, mas e quando essa cena aparece em um local um pouco de deferente de nossas casas ou salões?
Causa o distanciamento e estranhamento no público, que pode ter múltiplas reações desde intender pelo lado da arte, ridicularizar ou ter qualquer um tipo de reação. No que é exatamente o que seria a intensão de um performer é tocar o seu público de qualquer forma, fazer com que eles se indaguem, comentem passem a situação vivida adiante, que tenha mais desdobramentos. Esse efeito que causa no público é chamado por Brecht de efeito v.
 Bertolt Brecht lembra que o v-effekt pode ser encontrado nas tragédias gregas, no teatro chinês e mesmo no dadaísmo, onde o admirador da obra de arte pode se deparar com coisas e situações estranhas, não habituais.
A performance era Anderson sentado em uma praça bem movimentada de vila velha com um pano branco sobre sua roupa que consistia em uma calça de cor cinza saruel e uma camisa de cor ofuscante, pendurado em um barbante preso na arvore havia uma tesoura que o performer segurava em suas mãos, um pouco acima dele tinha uma faixa escrita com letras bem grandes a seguinte frase: Corte meu Cabelo.
Anderson ficava parado o tempo todo, e tinha um olhar meio que vazio. Aquela cena tocava a todos que passavam, no entanto elas não se propunham a cota-lhe o cabelo, o apoio pensou então que elas precisavam de algum estimulo, para acontecer o que todos queriam ver, então um aluno de nosso curso foi e cortou um pouco do cabelo dele e em seguida outros.
O púbico observava e parecia não acreditar no que estava vendo.
O estranhamento apareceu e non sense também.
Algumas pessoas participaram e eu me surpreendi muito não achei que o público cortaria mesmo seu cabelo!
E com resultado da performance voltamos com Anderson meio que careca!

A lei seca da arte é esta: 'Ne quid nimis', nada além do necessário. Tudo o que é supérfluo, tudo aquilo que podemos suprimir sem alterar a essência é contrário à existência da beleza.(Ortega y Gasset, José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário