Como
eu não participei deste Happening e não foi algo experimentado por
mim, vou falar um pouco do Happening.
Confunde-se
muito o Happening com a Performance. Na maioria das vezes, o
Happening envolve a participação direta ou indireta do
público espectador, e geralmente a participação do público é
transformada em espetáculo.
O happening significa
"acontecimento". É uma forma de expressão das artes
visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes
cênicas. Há uma relação entre a arte e a vida. Pode ser entendido
também como um espetáculo dramático inusitado, como uma
variedade de acontecimentos sem continuidade.
Allan
Kaprow, além de pintor foi um dos primeiros a descobrir os conceitos
da arte de performances e happenings. Ele gostava de estudar e
observar os hábitos e comportamentos das pessoas em seu cotidiano.
Ele gostava de estudar
o
corpo, o espaço e os elementos ao seu redor.
Um
grande contribuinte para o Surgimento do Happening também,
foi
Jackson Pollock com suas pinturas primitivas.
Demostrava em suas obras a batalha entre o artista e o objeto a ser
criado. Todo esse ato trouxe a possibilidade performática.
Um
teórico muito estudado nas Artes Cênicas e que fala um pouco de
Happening é Renato Cohen, ele fala do Teatro Livre que está
associado ao Happening, ele quer defender a liberdade, pois na década
de 60 foi um período contra cultura. Para Cohen,
“O
Happening é uma expressão que se constrói a partir da associação
caótica de elementos que surgem casualmente durante o
acontecimento.” Ele ainda fala que o que nós chamamos de arte de
acontecimento ou arte do espontâneo é na verdade “live art”.
Harold
Rosenberg, um crítico, fala do happening como um protesto e fala
sobre a presença tríade: a figura do atuante (artista), do público
(audiência) e do texto (elementos da convenção).
“Essa tríade resultou em uma forma
de expressão chamada Happening cuja execução solicita a interação
entre os participantes e o ambiente que eles ocupam, e exige,
inevitavelmente, a presença do acaso, já que as ações dos
participantes ou as relações não podem ser controladas. A grande
importância do acaso dentro de um Happening faz com que ele se
caracterize, de certo modo, como uma expressão teatral despreocupada
com os resultados estéticos.” (CUNHA, C, Paraná)
Tudo
pode acontecer num ato performativo, pois não sabemos e não temos
controle do que acontece, por isso é sempre um improviso. Temos que
estar prontos e esperar pelo pior, pois as coisas muitas vezes as
coisas acabam acontecendo de modo que não havíamos planejado. Por
isso não devemos nos preocupar se no final algo aconteça que seja
completamente o contrário do que queríamos. Isso sempre acontece,
sempre temos que mudar nossos planos para que a ação fique
completa.
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