sexta-feira, 9 de outubro de 2015

TIRÉSIAS

Como eu não participei deste Happening e não foi algo experimentado por mim, vou falar um pouco do Happening.

Confunde-se muito o Happening com a Performance. Na maioria das vezes, o Happening  envolve a participação direta ou indireta do público espectador, e geralmente a participação do público é transformada em espetáculo.

O happening significa "acontecimento". É uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Há uma relação entre a arte e a vida. Pode ser entendido também como um espetáculo dramático inusitado, como uma variedade de acontecimentos sem continuidade.

Allan Kaprow, além de pintor foi um dos primeiros a descobrir os conceitos da arte de performances e happenings. Ele gostava de estudar e observar os hábitos e comportamentos das pessoas em seu cotidiano. Ele gostava de estudar o corpo, o espaço e os elementos ao seu redor.

Um grande contribuinte para o Surgimento do Happening também, foi Jackson Pollock com suas pinturas primitivas. Demostrava em suas obras a batalha entre o artista e o objeto a ser criado. Todo esse ato trouxe a possibilidade performática.

Um teórico muito estudado nas Artes Cênicas e que fala um pouco de Happening é Renato Cohen, ele fala do Teatro Livre que está associado ao Happening, ele quer defender a liberdade, pois na década de 60 foi um período contra cultura. Para Cohen,
O Happening é uma expressão que se constrói a partir da associação caótica de elementos que surgem casualmente durante o acontecimento.” Ele ainda fala que o que nós chamamos de arte de acontecimento ou arte do espontâneo é na verdade “live art”.

Harold Rosenberg, um crítico, fala do happening como um protesto e fala sobre a presença tríade: a figura do atuante (artista), do público (audiência) e do texto (elementos da convenção).

Essa tríade resultou em uma forma de expressão chamada Happening cuja execução solicita a interação entre os participantes e o ambiente que eles ocupam, e exige, inevitavelmente, a presença do acaso, já que as ações dos participantes ou as relações não podem ser controladas. A grande importância do acaso dentro de um Happening faz com que ele se caracterize, de certo modo, como uma expressão teatral despreocupada com os resultados estéticos.” (CUNHA, C, Paraná)


Tudo pode acontecer num ato performativo, pois não sabemos e não temos controle do que acontece, por isso é sempre um improviso. Temos que estar prontos e esperar pelo pior, pois as coisas muitas vezes as coisas acabam acontecendo de modo que não havíamos planejado. Por isso não devemos nos preocupar se no final algo aconteça que seja completamente o contrário do que queríamos. Isso sempre acontece, sempre temos que mudar nossos planos para que a ação fique completa.

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