domingo, 21 de junho de 2015

Aula de Teledramaturgia dia 13/05/2015

Hoje foi mais um dia de gravação, a cena roteirizada por Jeferson e Marcela tratava de um contrabando de um beber, devido a licença maternidade de Anna Puk e  cena foi realizada somente pelo os dois, gravado na nossa sala de aula como na primeira o roteiro tratava de Marcela concentrada sobre a mesa mexendo em alguns exames em seu notebook ,chega Jeferson muito nervoso e alterado com um cheque não mão e um determinado valor  no nome dela ,sendo que o combinado de acordo com o primeiro Roteiro seria dividir entre os dois.
Der repente em um Tom Irônico Marcela se levanta e segue em direção a Jeferson dizendo que não tinha medo dele e em um momento de Explosão ele fica muito irritado e ataca com bofetões e a joga no chão xingando.
A cena ficou legal gostei muito, ambos conseguiram sustentar muito bem a cena e dar realidade, não chegaram na expectativa que era trabalhar emoção com contenção o que a nós foi proposto mais em relação a cena, acho que foi bem trabalhada e bem elaborada e segura do que queria transmitir em base do que foi escrito.
Fazendo um Auto-observação do personagem Fictício a qual cada um de nós vivenciamos, apesar de sermos nós mesmo e com os nossos nomes, e abre a questão de Jeferson achei lindo e impressionante o trabalho desenvolvido por ele digo da forma de como ele lidou com a situação de modo geral o ''Empréstimo'' que ele fez a seu personagem foi notável a mudança de rosto, voz a expressão corporal.
Como surgi essa mudança repentina? Será que houve treinamentos, ela minha vivência acadêmica isso aconteceu também comigo essa coisa de mudar, não sei Jeferson mais dizendo por mim.È algo impressionante pois no momento em que estamos em cena der repente não existe eu ali mais, esqueço tudo minha vida tudo e como se ficasse em algum lugar escondido, o corpo fica leve e só a alma fala e corpo realmente zen ''Livre'' neutro e proposto como se estivesse sendo comando e somente a razão daquilo é uma sensação muito boa
Gravaram também hoje Anderson e Raquel no mesmo local que eu gravei e uma coisa que não me sai de mente comentado pela a Rejane e a posição da câmera ela gosta de gravar em um estilo bem sujo onde a câmera acompanha o ator seguindo o exemplo de John Cassavetes uma boa seguidora, John Ator, diretor e roteirista e também um cineasta estadunidense.
Sobre a cena o primeiro passo para você depois de roteiros em mãos e estuda-lo pra você interagir com personagem e conhecer a história e do que ela trata e após ter todo o conhecimento você parte para reescrever a fala sem olhar o texto e fazendo as correções depois de bem fixo passamos pra psicografia do mesmo que é o que manterá o texto alimentando pelo todo ser(corpo, mente) isso é muito importante para o processo de desenvolvimento, mais não acaba aqui criamos também o que chamamos de fala interna que o que dá sustento a fala externa e que não permite que o texto fique teatral ou artificial, a fala interna pode ser criada ou antes ou no momento da gravação isso vai de cada um ou da sua direção, como diz Kusnet que descobrir a fala interna momentânea é um trabalho de foco e de concentração, e ao gravar Anderson, Rejane não gostou muito da fala interna que ele tinha produzido ficou uma coisa meio vaga aonde não dava realidade, então ela sugeriu que ele a mudasse ali na hora e o tempo que ele pensava ela gravava e por final o resultado ficou excelente e ele mandou super bem.
E sempre bom para o Ator antes entrar em cena obter particularmente uma regra de jogo em cena, seja ela qual for exemplo a cada três fala coça a cabeça, isso repetido variadas vezes traz a espontaneidade e estimulação para ele, a regra de jogo e essencial pois dá um intervalo da ação interna sem fala, trazendo o texto externo de forma mais limpa e original.
Raquel já foi extremamente o oposto trabalhou a visualização de imagem com a fala interna e foi tão impactante que me arrepiei ao ver ela gravar, no decorre da cena ao dá o tiro no seu pai ela primeiro lhe dá um beijo e após levanta-se de frente a ele a lágrima corre em seu rosto e então atira, e é visível a presença de algo em seu interior, sabemos que ali existe algo forte que de um registro seja ele qual for, presente. 
Citação: "O ator usa suas experiências pessoais para viver determinada circunstância em cena." -Stanislavski,

 Reflexão : Empréstimo de apropriações do ator,registros pessoais que pode ser utilizado em cena pelo personagem por ele vivido

Nenhum comentário:

Postar um comentário