domingo, 21 de junho de 2015

Aula de Atuação pra Cinema do Dia 20/05/05


A proposta da aula de hoje era trazermos para a sala de aula registros cinematografia que relatassem um dos princípios mostrado em sala de aula,registros nós informados e pesquisado com a orientação de nossa professora que utilizamos nos roteiros que criamos e utilizamos ao gravar,cada aluno ficou responsável por trazer a cena com tais princípios de Naturalidade,Neutralidade,Sujeira,Fala Interna, Emoção com contenção,Imobilidade,Intensidade,Visualidade do pensamento e Visualidade de imagem registro apropriado e desconstruidos por nós para darmos a realidade a ação que o roteiro solicitava.
Nesse relato descreverei sobre o que compreendi de cada cena, pois os filmes eram todos em Inglês e sem legenda, descrição do filme e registros,com o filme podemos observa a ação de cada principio estudado e melhor compreender.

  • Os Coristas( Raquel Camatta)
Registros : Neutralidade e Imobilidade
Cena : A história de um professor que ao chegar em uma escola que só aceita meninos, inicia um coral e ai descobre a paixão que os meninos tem pela música, e que essa pode ser a única forma de salva-los da delinquência.
A Inexpressividade e a neutralidade do personagem Morhange,momento algum deixa transparecer o que se passa através de seu olhar,típicos de cinema de escola francesa Bressonianas que segue a teoria de Bresson que acreditam ''No nada do ator'' que da ideia de subjetividade do ator ,não deve fazer nada em cena a não ser seguir a voz da direção  que é comando pois a ação fica por conta da montagem,anulando tudo do ator para que a história seja contada em cima da ''do nada do ator (Neutralidade)'',classificaria como uma ator marionete.
  • Antes que Termine o Dia (Iasmin)
Registros : Visualidade de imagem e pensamento,substituição e divisão de foco
Cena: Após término do relacionamento,Samantha sai do restaurante e vai a um ponto de táxi e entra, Ian vai atrás para tentar reatar,Samantha entra no táxi e segue seu rumo,virando a esquina ao atravessar o sinal ocorre o acidente.
Pelo olhar e a ação expressada e visível a presença de um visão ou uma substituição proposta pelo ator,existe algo presente no  interior do personagem que provoca tal reação tão real um registro interior que o ator busca para da apoio a fala externa e manter o naturalismo ou a "verdade" que se quer transmitir.
A  outra cena escolhida foi o momento em que o ator conversa com o motorista de táxi e que ele pensa antes de responder (dando um espaço maior,como se estivesse pesando em que responder e isso é repentino) podemos quase visualizar o pensamento do ator  o interessante que na mesma cena mostra a divisão o foco com algo que esta em mãos algum objeto o qual não esta visível que também de lhe serve de apoio externo deixando que prolongue mais a cena( como se desse um espaço de um pensamento).

Falamos sobre a fala interna ser  Estrutural,que pode ser qualquer palavra que pensamos ou mesmo a voz da direção que pode ser um modalidade de fala interna  se ator permitir que a voz reverbera em sua mente e deixa estagnado no ator,basta saber maneja-la.

Citação :"O ator deve trabalhar a vida inteira, cultivar seu espírito, treinar sistematicamente os seus dons, desenvolver seu caráter; jamais deverá desesperar e nunca renunciar a este objetivo primordial: amar sua arte com todas as forças e amála sem egoísmo."Stanislavski

Nenhum comentário:

Postar um comentário