Aula de corpo: partitura
como se estivesse lançando no ar. NAIARA MENDES
Na aula de corpo do dia 20/08/2014,
primeiro aquecemos o corpo, depois trabalhamos as partes inferiores, depois
andamos no espaço, tentando não nos esbarrar, olhando sempre para um ponto fixo
na frente e tentando usar a visão periférica, depois corremos no espaço usando
o mesmo esquema, depois disso a turma estava espalhada pelo espaço e deveríamos
fazer movimentos no ar como se estivéssemos lançando uma bola. Com essa instrução
de movimento como se estivéssemos lançando, pudemos explorar várias
possibilidades como por exemplo: lançar uma bola de boliche, golfe, handebol, vôlei
ou até uma bolinha de gude, para cima, para baixo, para um lado ou outro,
diagonal, etc. Com essas possibilidades realizei vários movimentos, então
deveria ser escolhido 4 desses movimentos para montar uma partitura. Minha
partitura se compõe dos seguintes movimentos:
1 – Abaixar e fazer o
movimento como se estivesse jogando uma bola de boliche, com a mão esquerda
para o lado direito. Levantar rapidamente para fazer a transição para o segundo
movimento. Fiz esse movimento bem de leve, com pouco tônus.
2 – Abaixar rapidamente e
fazer novamente como se estivesse jogando uma bola de boliche, com a mão
direita para o lado esquerdo, porém dessa vez com mais força, como se estivesse
muito pesado e colocando bastante tônus no braço. Levantar para fazer a
transição para o terceiro movimento.
3 – Com a mão esquerda “socar
o ar” de baixo para cima como se estivesse dando uma manchete de vôlei com uma
mão só. As pernas terminam com a direita na frente semi-flexionada e esquerda atrás
quase toda esticada e apenas com a ponta do pé esquerdo. A transição desse
movimento é dar um pulinho falso (que é um pulo sem sair do chão) e
imediatamente – quase que no mesmo instante – começar o quarto e ultimo
movimento.
4 – Com o braço “beeeeem” atrás,
lançar a bola como se estivesse fazendo um gol no handebol, como se estivesse
pesado, com bastante tônus nos braços. A partir desse movimento, abaixa para
recomeçar a partitura.
Também podemos brincar com
essa partitura, fazendo-a bem absorvida e rápida ou bem dilatada e lenta e vice
e versa, ou qualquer outra possibilidade.
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