sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Aula de corpo: partitura como se estivesse lançando no ar. NAIARA MENDES

Aula de corpo: partitura como se estivesse lançando no ar. NAIARA MENDES

Na aula de corpo do dia 20/08/2014, primeiro aquecemos o corpo, depois trabalhamos as partes inferiores, depois andamos no espaço, tentando não nos esbarrar, olhando sempre para um ponto fixo na frente e tentando usar a visão periférica, depois corremos no espaço usando o mesmo esquema, depois disso a turma estava espalhada pelo espaço e deveríamos fazer movimentos no ar como se estivéssemos lançando uma bola. Com essa instrução de movimento como se estivéssemos lançando, pudemos explorar várias possibilidades como por exemplo: lançar uma bola de boliche, golfe, handebol, vôlei ou até uma bolinha de gude, para cima, para baixo, para um lado ou outro, diagonal, etc. Com essas possibilidades realizei vários movimentos, então deveria ser escolhido 4 desses movimentos para montar uma partitura. Minha partitura se compõe dos seguintes movimentos:
1 – Abaixar e fazer o movimento como se estivesse jogando uma bola de boliche, com a mão esquerda para o lado direito. Levantar rapidamente para fazer a transição para o segundo movimento. Fiz esse movimento bem de leve, com pouco tônus.
2 – Abaixar rapidamente e fazer novamente como se estivesse jogando uma bola de boliche, com a mão direita para o lado esquerdo, porém dessa vez com mais força, como se estivesse muito pesado e colocando bastante tônus no braço. Levantar para fazer a transição para o terceiro movimento.
3 – Com a mão esquerda “socar o ar” de baixo para cima como se estivesse dando uma manchete de vôlei com uma mão só. As pernas terminam com a direita na frente semi-flexionada e esquerda atrás quase toda esticada e apenas com a ponta do pé esquerdo. A transição desse movimento é dar um pulinho falso (que é um pulo sem sair do chão) e imediatamente – quase que no mesmo instante – começar o quarto e ultimo movimento.
4 – Com o braço “beeeeem” atrás, lançar a bola como se estivesse fazendo um gol no handebol, como se estivesse pesado, com bastante tônus nos braços. A partir desse movimento, abaixa para recomeçar a partitura.
Também podemos brincar com essa partitura, fazendo-a bem absorvida e rápida ou bem dilatada e lenta e vice e versa, ou qualquer outra possibilidade.



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