quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Corpo - 27/8/2014

Primeiro procedimento: Aquecimento - articulações e "limpar o corpo" (massagear).

Segundo procedimento: Pesquisar no espaço ação de "agarrar e largar". Primeiro o corpo do outro (neste momento, figuras interessantes foram construídas, principalmente quando aplicamos para "trios" - três pessoas juntas "agarrando e largando"); depois o seu próprio corpo e depois o espaço. Em seguida, explorar ações de "furar o espaço". Em seguida revesar os quatro: pegar e largar o outro, meu corpo, o espaço e furar o ar.

Isto abre possibilidades de repertório corporal.

Terceiro procedimento: "coreografia" com as fotos de infância - em seguida "espelho" desta coreografia para o partilhamento.

Quarto procedimento: trabalho de ressonância: boca "quiusa", explorar ressonâncias - em alturas diferentes; buscando o apoio na "base da barriga" (pequena pressão para baixo como se intencionasse "fazer cocô"). Explorar "tons" diferentes, pesquisar movimentos corporais que privilegiem a pesquisa das ressonâncias. Todos juntos. Ok.

Agora, quinto procedimento. Uma letra de música. Falar sendo que o som da voz deve ocupar todo o espaço do teatro. Primeiro todos juntos e depois um por um.

Sexto procedimento: explorar com este texto (letra de música que cada um trouxe) as ações de "agarrar e largar" o espaço, eu mesmo e o outro - e furar o ar -; junto com a letra da música falada. Todos juntos, soltos pelo espaço.

Em seguida,fomos para a encenação de Romeu e Julieta. Usando o repertório constituído. Seguimos o texto. As indicações (rubricas). Mas fui dirigindo e tendo novas associações - e indicando. "A voz da direção é minha voz interna" - foi o comando (e funcionou).

Rendemos bem hoje.

Vi os atores se apropriarem (quase sem querer) do repertório da aula de ontem (Interpretação) que foi bem difícil e árdua (um passo a passo complicado, novo e complexo, difícil para eles). Mas o que produziram ontem, apareceu hoje como resíduo - servindo-lhes de repertório corporal já constituído.

O coro é um impacto forte (fiquei emocionada). E quando canta "Jogado a seus pés, eu sou mesmo exagerado" (Cazuza) especialmente - com a cena do Balcão.

A indicação (regra de jogo) para a cena de: Julieta 2, pai, mãe e ama é: "pegar e largar" (o outro; e depois o espaço).

O desenho com Anna Claudia - vestida de noiva - é muito bom.

A pergunta para a escolha da Julieta 1 foi: "Quem está apaixonado?"; "Quero ver o fogo da paixão nos olhos". E Nayara assumiu. Aparecendo, de maneira ainda absorvida, um repertório que já lhe serve. Lázaro conseguiu imprimir ações internas bastante interessantes - detectadas pela plateia.

O coro - o revesamento de vozes; o jogo de colocar e tirar as máscaras; as músicas - tudo isto me entusiasmou. A cena do pai (Gilberto apropriou-se do repertório adquirido ontem, que lhe serviu como auxiliar) é forte. O coro sentado. A maneira (expressionista) como reage à notícia de que a mãe entrou no quarto. Tudo isso é desenho e é poética.

Achei um bom começo. Temos muito trabalho pela frente. Mas durmo tranquila.
Rejane.

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