Aula de voz do dia 02/02/2015.
A primeira aula de voz do
semestre foi bem dinâmica. Trouxemos à memória muitas coisas que havíamos
aprendido no semestre passado e aprendemos coisas novas também. Colocamos em
prática o bocejar, suspirar, rir, chorar, sugar e o espreguiçar do ator. São
coisas simples mas que ajudam a trabalhar a voz e ajudam na preparação corporal
do ator.
Construímos algumas partituras,
partituras essas que nos fizeram ter uma percepção melhor do nosso corpo. O
fato de termos que nos espreguiçar em ritmos e em tempo marcado fez com que
formássemos uma partitura marcada automaticamente. Foi ótimo, pois além da
percepção, nosso corpo no final traz um estado vivo.
Um outro exercício que foi bem
dinâmico e nos levou a pensar sobre, foi o de produzirmos uma gargalhada e um
choro forte. O choro está um passo da gargalhada, o que talvez possa os
diferenciar, é o quanto o choro ou a gargalhada é prolongada e a tonalidade.
Por exemplo, a gargalhada possui um tom crescente e um ritmo com várias pausas.
Já o choro, possui um tom decrescente e com pausas prolongadas. É interessante
levantarmos essa questão, pois o ator precisa pesquisar suas formas de produção,
e a produção do som na vida do ator é de extrema importância.
A partitura dos gestos também é algo
de extrema importância no trabalho do ator, construímos uma partitura através
do desenvolver da aula. A minha começa por um bocejo seguido de uma passada de
mão na cabeça, minha mão percorre o meu rosto suavemente tampando-o aos poucos.
Num picar, minhas duas mãos estão no meu rosto, e com um olhar apavorado me
encontro aos prantos. Meu choro é cansativo, e aos poucos vou finalizando com
um relaxante suspiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário