Nessa aula vimos os filme “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” retrata
a relação de um professor com seus alunos
. De primeiro momento percebi a nítida difernça entre esse
filme e os anteriores que assistimos. Tem uma semelhança característica dos
documentários, díalogos longos que sustentam as cenas de discussão e ensão
entre alunos e professor, falas umas sobre as outras, movimentação da câmera
inquieta (câmera de mão), posicionamento dos atores onde certos momentos um
ator tapava o outro em certos quadros, a destração com objetos não focalizado
realizados pelos alunos e sem dúvida o ar de improviso nas cenas de discussão.
Defino como “suja” a filmagem, por todas as características
citadas acima. É de se confundir e é um método que traz a sensação do real.
Essa “sujeira” nas cenas da sala de aula pode-se deduzir ou acreditar que tudo
é improviso, falas em cima da outra, risadas, alunos distraidos com objetos e
longas cenas em um único take. Com toda a certeza o processo deve ter sido
cansativo.
O processo realizado para realização da filmagem não foi
possivel saber, mais foi possivel deduções, provavelmente houve a mistura de
atores e não atores entre o elenco, quanto ao roteiro ficou uma incognita, não
sei se tinha um inicio e o resto era improviso ou se haviaa presença de “cacos”
na linguagem teatral.
Uma das cenas foi entre o professor e uma das alunas que
teve seu momento de insolência com o mesmo durante a aula e a aluna leva uma
advertência. O professor atrás da mesa e a aluna do outro lado de frente para
ele com atitude de “deboche” por toda a linguagem corporal. O professor parece
conter a verdadeira “revolta” por ser desrespeitado. A discussão contida é
sustendada com falas rápidas e com ênfase, a insolência da aluna vai consumindo
a paciência do professor, que está preucupado com uma aluna que está se
tornanndo problemática. Ao final com um “falso” pedido de desculpas assumido
pela aluna, quando sai o professor espera por um momento e extravasa sua raiva
chutando a cadeira e logo recompondo- se e colocando –a no lugar mais ainda
suspirando forte. Essa cena inteira foi em um único take. Tem mais ou menos uns
5 min.
Para o ator que interpreta o professor foi uma facilidade
efetuar e encarar o papel, pelo fato de já ter sido e passado por essas e
outras situação como professor anos antes.
“ Fomos educados para
trabalhar, crescer, progredir e infelizmente também para ser especialistas eem
trair a nossa essência no diminuto parêntese do tempo em que existimos. Em que
fábrica de loucura vivemos?”
Augusto Cury, O Vendedor de Sonhos, p. 284
Nenhum comentário:
Postar um comentário