Aula
de voz II dia 23/02
NAIARA MENDES
Começamos
a aula aquecendo, aquecemos o corpo, espreguiçamos, alongamos, depois aquecemos
a voz com o prrr, brrr, vrrr e meu navio anda no mar, anda no mar... Conversamos
sobre a importância do aquecimento vocal para a massagem nas pregas vocais. Em
roda fizemos uns trava linguas, primeiro: três pratos de trigo para três
tristes tigres, falamos pausadamente, articulando bem para facilitar a fala, falamos
em conjunto e depois falamos individualmente, na hora de Marcela, ela sentiu
dificuldade em falar, então Lara pediu para eu dublá-la e acabou dando certo,
achei isso bem interessante. Depois fizemos o de contar limão, um limão, meio
limão, dois limões, meio limão... achei interessante o fato de eu estar fazendo
certo até perceber Ismael do meu lado falando milhão, de repente comecei a
falar milhão também, até que por fim conseguimos chegar ao “décimo limão” e
também parei de falar milhão.
Depois
fizemos alguns exercícios de projeção vocal. Deveríamos emitir o som para trás,
para frente, para um lado e para o centro. Conversamos sobre essa questão da
projeção ser algo meio que psciológico, pois você tem que pensar pra onder quer
emitir o som e tentar projetá-lo. Também tem a questão do espaço, quando vamos
emitir um som, devemos colocar espaço na boca, para haver mais espaço para a
projeção, porque o som é matéria, e matéria precisa espaço para ocupar. Fizemos
aquele exercício da aula anterior, contar o seu dia para a pessoa do seu lado,
depois para uma pessoa mais distante um pouco e depois para toda a turma. Eu
percebi que comecei em um tom que fiquei com dificuldade em diferenciar o
volume para a pessoa do meio e para a turma toda, mas para a pessoa do lado
creio eu que deu bastante diferença. Em alguns colegas eu pude perceber essa
diferença na voz, em outras não.
Conversamos
um pouco sobre o espaço, a relação
corpo-espaço e voz-espaço, tivemos uma demonstração da professora, primeiro
ela emitiu som de boca fechada, o som ocupava apenas perto ou dentro dela,
depois ela falou algo e nós ouvimos, porém a relação espaço sonoro-sala de aula
era pequena, depois ela emitiu o som de uma forma que podíamos ouvir em qualquer
espaço da sala, ou seja aumentou seu espaço sonoro, sobre a relação
corpo-espaço, andamos pela sala tentando ocupar o maior espaço possível com o
corpo, tentando ficar sempre de uma maneira tridimensional, para ocuparmos
bastante espaço, o máximos que pudermos ocupar, com o nosso corpo.
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