Hoje vivenciamos vários exercícios que podem nos ajudar tanto na nossa formação como ator, mas também em nosso repertório como professor de teatro. É muito bom você participar de uma aula onde você absorve o máximo possível dela e depois transmiti aquilo para os alunos.
Começamos a aula com os trava-línguas, os trava-línguas são muito importantes para praticarmos nossa articulação, percebo que a cada dia nós enquanto grupo, estamos melhorando a nossa articulação.
No terceiro exercício, fizemos 4 filas com 3 pessoas em cada fila e tínhamos que pular algumas vezes e virar de frente para a outra fila, quando eu virasse para a outra fila, esta, pulava e virava de frente para a outra fileira, e assim suscetivelmente. Esse exercício é muito bom para a nossa percepção de grupo e sincronia. Precisávamos prestar atenção toda hora na composição do grupo como um inteiro. Esse tipo de exercício nos ajudará a sermos equipes e a desenvolvermos futuros trabalhos como um conjunto.
O quarto exercício foi mais difícil, precisava ter uma concentração ainda maior para realizarmos. Sentamos em círculo e teríamos que fazer o jogo da continuação da história. Porém, se errássemos alguma palavra, seja em concordância verbal ou dicção, uma pessoa batia palma e a pessoa que estava contando a história teria que repetir tudo que ela tinha falado até aquele ponto. O exercício serviu para trabalharmos nossa dicção e para nos ouvirmos. Quando nos preocupamos com a nossa fala, nós realmente nos ouvimos, e isso é muito importante. Não precisamos ter pressa e nem preguiça para articular as palavras, não precisamos ter preguiça para nos ouvirmos e percebermos que nossa voz está alta demais ou baixa demais. Vícios de linguagem estão muito presentes nas nossas falas, não é legal porque suja o texto, precisamos nos controlar em relação a isso. Muitas pessoas no exercício tiveram dificuldades de repetir a frase da mesma forma que tinha repetido antes, talvez, seja pelo fato de não estarem ouvindo a si mesmo ou então de falar muito rápido. Eu que falo muito rápido, tive dificuldade para articular as palavras e fazer com que o texto ficasse compreensível, porém é tudo questão de prática e controle, não preciso falar na velocidade que eu penso.
Finalizamos a aula com uma pequena discussão sobre nossos órgãos que envolvem a respiração. Temos um hábito errado de pensar que é o pulmão o músculo respiratório, o pulmão é o órgão respiratório, porém o músculo que controla a respiração é o diafragma. O diafragma também é o único órgão que pode ser incontrolável e controlável, pois quando estamos dormindo por exemplo, nossa respiração acontece de forma espontânea, porém, podemos controlar nossa respiração, tornando-a mais rápida ou mais lenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário