Assistimos o filme: Entre os murros da escola, de interpretação cinematográfico,
o filme é de realismo no cinema como se fosse um documentário no que podemos
notar, pois era um filme extremamente natural toda a sujeira do corpo
cotidiano.
O realismo nada mais é do que a mimetização do que é real, como na sala
de aula as falas dos alunos uma em cima da outra confrontando a do professor,
as carretas e deboches dos alunos para com o professor e ate mesmo entre si, a
divisão de foco entre a aula e qualquer outra coisa que parece pouco ou muito
importante, o linguajar e gírias dos alunos e as falas do professor mostrando a
diferença, o figurino dos alunos. Detalhes esses que trazem para ao
espequitador o efeito do real como se realmente fosse uma escola.
A cena na qual me chamou mas atenção foi quando o professor de
informática sai indignado da sala dos alunos e chega na secretaria se queixando
e imitando os alunos, achei surpreendente a atuação dele. Para se apropriar do
realismo basta prestar a atenção nas pequenas coisas e atitudes do dia, pois o
cotidiano traz o realismo.
A escolha desse filme para nos mostrar o que é o realismo foi muito bom,
o ambiente escolar é realmente da forma que é mostrada no filme o que não
dificulta a termos a noção do real, o professor fez um ótimo papel tanto que
ele já fora professor antes no que facilita em sua forma de como reagir, os
alunos atores com certeza são alunos ou pelo menos já foram e satirizar o
professor o que ocorre em quase todas as escolas não se torna difícil. Com
pouco de experiência que já tenho quando vejo os outros interpretarem sempre
acho mais fácil do que propriamente eu ir e interpretar em outras palavras a
teoria é mais fácil que a pratica.
Citação: Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e suas circunstâncias. Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário