Essa aula foi para lermos o texto e discutirmos sobre a prova, a Rejane preparou um texto sobre os seis registros na atuação para cinema, o texto foi bem tranquilo, bem explicativo, com exemplos para gente poder se basear, e esses seis registros, uns a gente ja trabalhou, testou e outros não trabalhamos ainda mas ja tivemos contato sobre o que é, vou citar os seis registros.
O naturalismo seria o efeito natural em cena, parecer que a câmera não esta ali e sim a situação esta acontecendo naquele momento, é uma mimese da realidade que não deu muito certo no teatro e deu certo no cinema. "[...] o natural aparece aparece como efeito de uma construção, ou seja, de um artifício[...]" . Para chegar no natural usamos de alguns artifícios, como a divisão de foco que é uma forma de distração (mexer na pulseira, unha, fechar a bolsa e...), fala interna e outros. O natural é um efeito.
A imobilidade é um registro cênico lindo, causa um estranhamento para quem vê e esse estranhamento chama atenção, o filme Blade Runner não teria sido tão impactante sem o uso desse artifício, e esse estranhamento acontece, pois não se sabe da onde vem olhar, o olhar é fixo e algo vibra e não sabemos o que tem por trás e esse estranhamento gera uma poética. A imobilidade nos remete ao inumano, algo que não esta vive, mas a emoção estática, a lágrima caindo e o rosto paralisado. Isso é muito bonito de se ver.
Visualidade do pensamento pode ser usada para transmitir verdade na cena, enquanto o ator busca em cena algo para trazer a sua verdade se gasta um tempo, e o tempo gasto com os olhos "vivos" é cênico, é bonito, o vazio das palavras se enche a partir do momento em que se pensa em algo (que funciona para aquele ator), eu busco sempre procurar coisas vivas, que realmente me tocam, pois acredito que assim a verdade da cena acontece.
A sujeira, atuação suja, gestos grandes, fala em cima de fala, câmera acompanha a sujeira, eu gosto muito desse artifício e pra mim é o que mai mimetiza a realidade, a partir do momento em que você atropela o outro na fala e nada é certinho parece mais real e algo que ajuda essa atuação é buscar algo próximo a você, no filme que vimos "Entre os muros da escola" os alunos eram realmente alunos e o professor era um professor, o que acredito ter facilitado e isso é o enlaçamento da situação dada.
E tem a emoção com contenção onde o sentimento ta alí vibrando, crescendo mas não "explode" ele fica ali transbordando pelos olhos. E o entusiasmo, que é uma energia em cena que vibra o tempo todo.
"o ator, uma vez que se entregou a seu papel, precisa fantasiar por si mesmo dezenas de monólogos internos, e então todos os momentos de seu papel em que se cala estarão repletos de um profundo conteúdo" KNEBEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário