terça-feira, 14 de abril de 2015

O menino da bicicleta ( Topicos)

Aula do dia 30/03/2015



Contenção (Retém Limpa expressão e neutralidade, Insensibilidade, Câmera suja)
Cyril a história desse filme fala sobre um menino que é criado pelo pai e devido os fins financeiros e o afeto que pouco existia o pai o entrega a adoção, prometendo que ali ficaria só por um mês e depois o retiraria.
O menino tinha uma bicicleta o qual havia ganhado do pai, mas não a levou para orfanato deixou em seu antigo lar o pai vendeu essa bicicleta para quitar algumas contas, a desculpa do menino foi ir embusca da bicicleta que havia ficado pra trás
Mas um mês se passa e o pai de Cyril não vem realizar a sua retirada então o menino percebe que seu pai havia abandonado então vai a sua busca.
Achei interessante a interpretação do ator nesse filme, muito novo para poder realizar varia ações inclusive o que trabalha as emoções, nesse filme podemos observar os pequenos detalhes.
Exemplo disso foi a cena de quando ele vai com a moça a procura de seu pai, o tempo todo o menino se mostrava meio revoltado, rosto neutro até ao falar, e quando era perguntado algo ele respondia com poucas palavras e sempre de cabeça baixa.
O que nos faz pensar e analisar que por trás do vazio de cada fala existia algo uma emoção ou uma fala interna que dava mais valor e realidade a cena, algo imaginável só presente a nós que nos servem como registros internos que utilizamos em apoios para fala interna dando neutralidade a cena e realidade.
A outra cena que ficou bem visível também a presença forte de visualidade do pensamento, fala interna (escuta de alguma música ou voz no interior) foi na cena que ocorre dentro do carro em o ator diz a atriz pra ela escolher entre os dois o menino ou ele, e ela sem receio algum e de rosto neutro e com poucas articulações da aquela pausa (onde ocorre a fala interna ou registro pessoal) e responde ‘’ O garoto’’ você vê a naturalidade em cena.
O tipo de filmagem sujo, e a câmera andavam juntos com os personagens pegando pequenos detalhes.
Citação:  Em Cena, não corram por correr, nem sofram por sofrer. Não atuem de modo vago, pela ação simplesmente, atuem sempre com um objetivo.
Stanislavski
Reflexão:  Acho que essa frase citado coube bem a filme, pois pude observar o melhor de cada um deles, a realidade e a neutralidade foi visível a presente registro pessoais e como trabalhavam a fala interna e a visualidade do pensamento e difícil dizer o que eles pensavam, mais pela a expressão e ação de cada víamos que estava presente.’’ Não atuem de modo vago’’ quando stanislavski abordou isso ele quis dizer sobre a realidade em cena utilizando objetos de apoio pra dá a real vivência da cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário