segunda-feira, 29 de junho de 2015

DESCRIÇÃO DA AULA DE VOZ DO DIA 04/05

Hoje no início da aula começamos com exercícios de respiração, aquecimento da voz e projeção vocal, apesar de ser um momento cansativo da aula eu acho extremamente necessário para a nossa formação, manter a voz aquecida para não machucar as pregas vocais, saber projetar a voz para adapta la em diferentes espaços, assim como está acontecendo agora, estamos tendo aula na capela, tem eco e é um lugar diferente de se trabalhar e temos que trabalhar nossa voz para locais específicos e fizemos também exercícios de articulação, é interessante perceber como falamos "embolado" sem nos preocupar com os finais de palavra, juntando uma palavra na outra, como por exemplo falamos "tapensando" no lugar de "tava pensando" e quando é aplicado um exercício para falarmos com clareza, sem morrer no final da frase e com uma articulação bem trabalhada parecemos robôs, por não estarmos acostumados, então, esses exercícios vão fazer com que melhore a articulação até que falemos naturalmente sem morrer no final e sem juntar duas palavras.
Eu tenho um problema com diferentes tipos de respiração, pois eu demoro a sentir ela, vimos a respiração intercostal e a diafragmática, a intercostal não é tão eficaz, já a diafragmática nos permite segurar mais o ar, temos mais folego e é essencial para a vida do ator, porém, como não uso essa respiração sempre tenho que acostumar o meu corpo a ela, meu corpo tem que entender que essa respiração é melhor, e sobre eu não sentir a respiração, é que no exercício colocamos a mão no local do corpo e respiramos por ali, eu tenho que senti no corpo dos meus colegas e depois consigo sentir no meu, é uma coisa de percepção, que eu não tenho tanto, mas devo trabalhar isso em mim.
Depois dos aquecimentos, exercícios vocais com músicas que a Lara sempre leva para nos ensinar a encaixar a voz, nesse aspecto eu acho interessante o fato dela levar musicas graves mas que vão pro agudo, isso é bacana, pois a gente trabalha esses extremos, eu tenho dificuldade com o agudo, mas ela disse que quando for pro agudo devemos jogar a voz para cabeça, para facilitar colocamos até a mão na cabeça, e é interessante que em certos momentos parece que esta vibrando, gosto de um exercício inicial da pessoa contar qualquer coisa que ela queira, mas se morrer no final da palavra, ou juntar duas, ou falar embolado, quem quiser pode bater palma que a pessoa tem que repetir tudo da maneira certa, é uma maneira de começar a aula já no clima.
Após isso a Lara levou o texto da cena final de Medéia, ela já havia comentado que a nossa apresentação na abertura de processos seria essa cena final, mas só hoje tivemos acesso ao texto, lemos em grupo e conversamos sobre a história de Medéia, e isso fez com que eu me apaixonasse ainda mais por essa tragédia, eu já tinha ouvido falar, mas pouco e agora conhecendo mais fiquei bem empolgada, resumindo muito é a história de uma mulher que traída pelo marido mata os próprios filhos para se vingar dele, e a nossa cena vai ser o momento em que Jasão (marido de Medéia) descobre e vai tirar satisfação com ela, que o trata friamente. Eu amei a história, a cena escolhida e o local encaixa com a proposta da Lara, ela vai encaixar músicas na montagem, músicas que ja trabalhamos no aquecimento, estou bem animada para começar os ensaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário