sábado, 20 de junho de 2015

Tópicos dia 12/05/2015

Continuamos com as gravações das cenas propostas anteriormente. Cada aula nos apropriamos de registros diferentes. Hoje trabalhamos a emoção com contenção. Ao assistirmos o filme O lobo Atrás da Porta, pudemos ver claramente essa contenção na atriz Leandra Leal, a protagonista da trama.
Foi lançado então o desafio de fazer uma cena com estes princípios.
Hoje foi filmada a cena do sequestro do Lázaro, em que ele é levado para um lugar isolado. É incrível como conseguiram um lugar dentro da Universidade tão propício a essa cena. Era uma espécie de porão onde a UVV guardava alguns materiais. Era um lugar escuro com escombros que se encaixaram na cena. Haviam uns canos no chão da entrada, e quando os atores pisaram, ouvimos o som ecoando que contribuiu e até complementou a cena. O escuro foi resolvido com lanternas. Para mim as lanternas têm um poder muito grande sobre a cena, elas permitem um suspense, geram uma ansiedade, desperta uma curiosidade no espectador. Foi o que eu senti acompanhando as gravações. As vezes o escuro também pode ter dificultado e ajudado ao mesmo tempo, um personagem teria que enxergar o outro, onde imprimiu uma resolução como uma regra de jogo: tentar ver o outro. Isso permitiu que a cena ficasse mais real
Gostei do perfil que cada ator traçou para seus personagens. Eu vi um tom de sarcasmo em alguns e perversidade em outros. O que entra em questão é como e qual o recurso que um ator utiliza para entrar em sintonia, ou seja, em relação com o personagem. Já vimos que existem milhões de formas e que cada ator cria seu próprio método. Mas como eu me aproprio de algo que nunca me aconteceu? Nessas circunstâncias eu sugiro que o ator utilize a visualização do pensamento. Mas como vou visualizar um sequestro, por exemplo, se eu nunca fui sequestrada? A visualização do pensamento não precisa necessariamente estar ligada a cena que você vai interpretar, mas precisa estar ligado a mesma emoção. Isto quer dizer que você pode visualizar uma cena completamente diferente a de um sequestro, mas que lhe traga o mesmo sentimento que a cena pede, a mesma angústia, o mesmo desespero, ansiedade etc.


O dicionário Webster define “substituição” como “o ato de pôr uma pessoa ou coisa no lugar de outra, servindo ao mesmo propósito; tomar o lugar de”.

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