Continuamos
com as gravações das cenas propostas anteriormente. Cada aula nos
apropriamos de registros diferentes. Hoje trabalhamos a emoção com
contenção. Ao assistirmos o filme O lobo Atrás da Porta, pudemos
ver claramente essa contenção na atriz Leandra Leal, a protagonista
da trama.
Foi
lançado então o desafio de fazer uma cena com estes princípios.
Hoje
foi filmada a cena do sequestro do Lázaro, em que ele é levado para
um lugar isolado. É incrível como conseguiram um lugar dentro da
Universidade tão propício a essa cena. Era uma espécie de porão
onde a UVV guardava alguns materiais. Era um lugar escuro com
escombros que se encaixaram na cena. Haviam uns canos no chão da
entrada, e quando os atores pisaram, ouvimos o som ecoando que
contribuiu e até complementou a cena. O escuro foi resolvido com
lanternas. Para mim as lanternas têm um poder muito grande sobre a
cena, elas permitem um suspense, geram uma ansiedade, desperta uma
curiosidade no espectador. Foi o que eu senti acompanhando as
gravações.
As
vezes o escuro também pode ter dificultado e
ajudado ao mesmo tempo, um
personagem teria
que enxergar
o outro, onde
imprimiu uma resolução como uma regra de jogo: tentar ver o outro.
Isso permitiu que a cena ficasse mais real
Gostei
do perfil que cada ator traçou para seus personagens. Eu vi um tom
de sarcasmo em alguns e perversidade em outros. O que entra em
questão é como e qual o recurso que um ator utiliza para entrar em
sintonia, ou seja, em relação com o personagem. Já vimos que
existem milhões de formas e que cada ator cria seu próprio método.
Mas como eu me aproprio de algo que nunca me aconteceu? Nessas
circunstâncias eu sugiro que o ator utilize a visualização do
pensamento. Mas como vou visualizar um sequestro, por exemplo, se eu
nunca fui sequestrada? A visualização do pensamento não precisa
necessariamente estar ligada a cena que você vai interpretar, mas
precisa estar ligado a mesma emoção. Isto quer dizer que você pode
visualizar uma cena completamente diferente a de um sequestro, mas
que lhe traga o mesmo sentimento que a cena pede, a
mesma angústia, o mesmo desespero, ansiedade etc.
O
dicionário Webster define “substituição” como “o ato de pôr
uma pessoa ou coisa no lugar de outra, servindo ao mesmo propósito;
tomar o lugar de”.
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