Nessa aula começamos a filmagem do registro emoção com contenção. Julia e o Vinicius começaram, foi na capela, e era um padre e uma "fiel" da igreja que mantinha relacionamento com esse padre, eu acredito que quanto mais real é o local da filmagem com a proposta, facilita, além da verdade que vai causar em quem assiste, fica uma atmosfera mais verdadeira, infelizmente eles gravaram numa salinha que tem na capela então nós não conseguimos ver a gravação.
Depois foi a minha vez e da Rafa de filmar a cena da briga, que era na rampa, onde passam muitas pessoas e já tivemos um problema, pois para não dar erro de continuidade de pessoas diferentes passando, tiveram que ficar gente em cima e embaixo interrompendo a passagem, mas mesmo assim apareceram na filmagem, a cena era eu subindo correndo até que a Rafa chegava e me humilhava e depois a gente saía no tapa até que eu desmaiava, foi um processo bacana onde posso ver muito nítido o jogo teatral, onde temos o "onde", o "quem" e o "o que" estipulado e criamos uma regra de jogo, que foi quando a Rafa torcesse o meu braço ela me jogaria na parede e eu ia bater a cabeça e desmaiar, e isso facilita, pois dividimos o nosso foco na cena e na preocupação dela de torcer meu braço e na minha de sentir a torção, porém como a cena foi bem intensa eu não senti a torção e realmente bati com a cabeça e quando senti batendo eu me joguei com tudo. O que ocorreu também foi um pacto entre nós de ir com tudo, não se preocupar se vai machucar a outra, só ir e isso ajudou, pois não me senti presa e me joguei na cena com tudo. Nessa cena pude perceber como os aprendizados em outras matérias são usados a todo momento, e que quando transformamos a cena em jogo ela sai com mais verdade. Teve também a questão de termos filmado na rampa da universidade e isso fez com que muitas pessoas estivessem ali olhando, mas isso não nos impediu de fazer a cena, posso até considerar que foi um estímulo, como se todos alí estivessem rindo enquanto ela me humilhava, com isso concluo que cada cena temos nossos estímulos mas também tem aqueles que o local, a direção, nossa companheira de cena nos proporciona, que pode mudar o jogo para melhor mas temos que tomar cuidado com os estímulos que podem prejudicar a cena.
“Qualquer jogo digno de ser jogado é altamente social e propõe intrinsecamente um problema a ser solucionado — um ponto objetivo com o qual cada indivíduo deve se envolver, seja para atingir o gol ou para acertar uma moeda num copo. Deve haver acordo de grupo sobre as regras do jogo e interação que se dirige em direção ao objetivo para que o jogo possa acontecer”. SPOLIN
![]() |
Frame da minha cena com a Rafa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário