A aula de teledrama de hoje foi um pouco diferente, levamos figurino para aula e saímos pelo pátio da Universidade para procurar uma luz ideal para as filmagens. Eu levei pijama, urso de pelúcia e pantufa, escolhi pijama porque por mais que eu não use pijama perto de qualquer um, está próximo do meu cotidiano. Algumas pessoas gravaram mais rápido que outras, algumas não conseguiam interpretar com uma fala cotidiana e com o a expressão robótica. A professora pediu para não mexermos o rosto, ficarmos com o rosto imóvel. No começo me pareceu muito difícil, pois se eu falo, minha boca mexe, meu nariz mexe e minhas bochechas mexem. Mas depois de umas 3 vezes eu consegui, fixei bem o olhar e falei minha fala. Minha fala interna por incrível que pareça foi: "Não mexa o rosto" Tem coisas que não funcionam comigo, consigo usar palavras concretas como fala interna, quando minha interpretação não pede fala. Mas se eu tiver que falar, ai é muito difícil. Vou começar a investigar comandos corporais nas próximas aulas. Por exemplo: "Não mexa a mão", "Não mexa o nariz"... Algo do tipo.
Uma outra coisa importante também é sujar a fala. Por exemplo, ninguém fala no cotidiano: "Estou com fome", mas sim: "Tô com fome". Isso é muito importante e que precisa ser mais praticado.
A professora diz que minha voz tem uma sonoridade melodramática. Eu não entendi muito bem, mas creio que isso não se encaixa no cinema. Quando ela falou isso, tentei usar mais firmeza na pronuncia das palavras e parece ter dado certo. Falei ao contrário de como falava na peça Romeu e Julieta, falei como se tivesse em uma conversa normal com um amigo. Ninguém tem voz melosa no cotidiano, a não ser que esteja se declarando para alguém.
A professora diz que minha voz tem uma sonoridade melodramática. Eu não entendi muito bem, mas creio que isso não se encaixa no cinema. Quando ela falou isso, tentei usar mais firmeza na pronuncia das palavras e parece ter dado certo. Falei ao contrário de como falava na peça Romeu e Julieta, falei como se tivesse em uma conversa normal com um amigo. Ninguém tem voz melosa no cotidiano, a não ser que esteja se declarando para alguém.
Meta para melhorar a sonoridade da minha voz: Fugir do teatro, pensar como se estivesse falando com uma colega íntima ou com meu chefe, pois quando se fala com um chefe de serviço você não fala melosamente, você fala de modo ágil, compreensível e claro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário