segunda-feira, 16 de março de 2015

DESCRIÇÃO DA AULA DE INTERPRETAÇÃO DO DIA 05/03/2015

Hoje foi o dia para ler Édipo-rei, como eu não estava com a cópia senti um pouco de dificuldade em acompanhar mas a Lara parava sempre para que explicássemos o que tinha acontecido e isso ajudou muito, pois não é uma leitura fácil. Um breve resumo: Ja começa com édipo sendo rei e um sacerdote reclamando com ele sobre as pragas da cidade e ele acredita que isso está acontecendo pois o assassino de Laio (rei) ainda não tinha sido punido e Édipo promete que vai perseguir o assassino do rei, então Tiresias é chamado, como ele sabe do passado e do futuro querendo saber o que houve mas Tiresias acha melhor que édipo não saiba, até que depois de tanto insistir Tiresias conta a verdade, mas Édipo não acredita e humilha ele, Édipo primeiro acredita que isso é armação de Creonte (irmão de Jocasta, mulher/mãe de édipo)  e começa a briga, onde o coro condena édipo mas depois pensa melhor e não em que lado ficar, Jocasta aparece sem entender e não querendo acreditar na verdade, até os pais adotivos de Édipo entra na briga e o mensageiro conta que Édipo é adotado e toda a trama é esclarecida então no final todos sabem que Édipo fugindo da profecia (que era que ele ia matar o pai e deitar com a própria mãe) mudou de cidade e no caminho se envolve em uma briga e mata Laio sem saber que era Laio e como descobre o enigma da esfinge se torna rei e a profecia se cumpre, no final ele tira os próprios olhos. Não sei se deu para entender, por ser uma história complicada, mas eu amei essa história, nas reviravoltas que ela tem e estou ansiosa para encenar.
Yule Santos Pin

Nenhum comentário:

Postar um comentário