ATUALIZAÇÃO
AULA DE ATUAÇÃO PARA CINEMA 18/03
Nessa
aula tiramos para assistir o resultado da gravação feita na semana
anterior.
Debatemos
sobre a naturalidade em cena, por serem cenas do cotidiano. Antes de
gravar, recebemos a orientação que escolhêssemos situações que
nos fosse próxima, justamente para que nos encaixássemos realmente
naquela situação, mesmo que fictícia.
Mais
uma vez debatemos sobre os apoios internas em cena. Diante de algumas
cenas que vimos, pois as teatralidades ainda surgem mesmo que em
alguns momentos. O trabalho de pesquisa do ator de buscar métodos
para desenvolver os apoios internos é imprescindível, não devemos
ficar fechados a um único método, por mais que ele funcione. O
dever do ator é pesquisar e evoluir com suas pesquisas, fracassos ou
não.
A
fala interna é eficaz, mas não é um método que me satisfaz. Ecoar
as falas, “palavras concretas” vem com facilidade, mas eu não
conseguiria sustentar por muito tempo uma cena. Prefiro gerar uma
ação antes da fala interna. Qual ação? Ainda não sei, pode ser
qualquer uma. “psicografar” no processo da fala interna me parece
mecanizado, decorado, chega a ser desconfortável. Às vezes faço
qualquer ação ( dedilhando os dedos na perna, sacudindo as mãos
rápidas no ar etc.) enquanto as falas ecoam na minha cabeça. Talvez
por eu ser muito ligada as ações corporais isso acontece. Ainda não
sei explicar bem esse processo. SOBRE O GESTO: “Ele não apenas
assegura ao ator o domínio de seu gesto, como o enriquece do ponto
de vista da variedade expressiva e lhe permite adaptar-se a todas as
exigências da representação.”.
(ROUBINE,
Jean-Jacques. A Arte do ator. Pg 15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário