segunda-feira, 20 de abril de 2015

ATUALIZAÇÃO AULA DE ATUAÇÃO PARA CINEMA 18/03

ATUALIZAÇÃO AULA DE ATUAÇÃO PARA CINEMA 18/03
Nessa aula tiramos para assistir o resultado da gravação feita na semana anterior.
Debatemos sobre a naturalidade em cena, por serem cenas do cotidiano. Antes de gravar, recebemos a orientação que escolhêssemos situações que nos fosse próxima, justamente para que nos encaixássemos realmente naquela situação, mesmo que fictícia.
Mais uma vez debatemos sobre os apoios internas em cena. Diante de algumas cenas que vimos, pois as teatralidades ainda surgem mesmo que em alguns momentos. O trabalho de pesquisa do ator de buscar métodos para desenvolver os apoios internos é imprescindível, não devemos ficar fechados a um único método, por mais que ele funcione. O dever do ator é pesquisar e evoluir com suas pesquisas, fracassos ou não.

A fala interna é eficaz, mas não é um método que me satisfaz. Ecoar as falas, “palavras concretas” vem com facilidade, mas eu não conseguiria sustentar por muito tempo uma cena. Prefiro gerar uma ação antes da fala interna. Qual ação? Ainda não sei, pode ser qualquer uma. “psicografar” no processo da fala interna me parece mecanizado, decorado, chega a ser desconfortável. Às vezes faço qualquer ação ( dedilhando os dedos na perna, sacudindo as mãos rápidas no ar etc.) enquanto as falas ecoam na minha cabeça. Talvez por eu ser muito ligada as ações corporais isso acontece. Ainda não sei explicar bem esse processo. SOBRE O GESTO: “Ele não apenas assegura ao ator o domínio de seu gesto, como o enriquece do ponto de vista da variedade expressiva e lhe permite adaptar-se a todas as exigências da representação.”. (ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do ator. Pg 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário