Hoje
pudemos aprimorar nossos conhecimentos sobre a respiração
diafragmática, algumas coisas já aprendemos em voz I com o Mateus
Schimith. Confesso não ter muita paciência para esse exercício ps
ele é demorado, mas percebi que precisamos desse tempo até mesmo
para nos acalmar, precisamos de uma pausa interna para nos
desligarmos do exterior, esquecer o que está lá fora, pois sempre
chegamos muito agitados. Posteriormente
fizemos um exercício que trabalha o equilíbrio. Deveríamos
nos equilibrar apenas em uma perna e explorar todos os movimentos
possíveis. Em seguida fizemos um exercício o a gente controlava o
ar na hora de fazer os movimentos. Eu não tinha conhecimento de
grande parte do que foi falado. Acredito que muita gente fica
buscando maneiras de controlar ar quando está correndo por exemplo.
O segredo é dar pouca quantidade de ar, pois quanto mais você dá
ar para o seu corpo, mais ele pede e mais você fica ofegante. O
próximo exercício foi bem animado e bem parecido
com um que eu já conhecia, o da pipoca. Cantamos a música todos em
círculo, na hora do refrão era um passo para a frente, três
passos para trás, depois
três
para a direita
e
três para
a esquerda. Acho
ótimo para aplicar para crianças. Depois
fizemos como o de costume alguns exercícios de voz trabalhando o
agudo e o grave. Trabalhamos também a extensão vocal tentando ir
dos sons mais agudos até os mais graves e vice-versa. Tenho muita
dificuldade em todos os exercícios relacionados a voz. Ainda não
consigo sustentar a minha voz até o final. Costumo ter ainda mais
dificuldade quando se trata de tom, ritmo e tempo. Costumo cantar
fora dos três, rsrs. Às vezes fico muito triste pois acho lindo
quem canta e gostaria de aprender. Me interesso em fazer mais aulas
de voz voltadas ao canto, mas para isso sinto que tenho que me
empenhar mais nas aulas e tentar dominá-las primeiro, sinto que não
estou fazendo os exercícios até o final e não persisto por achar
que não vou conseguir. As pessoas falam isso para mim, mas é uma
dificuldade que já tenho há um tempo.
Por
último fizemos um exercício muito legal que foi construir uma
história com gestos. Ao mesmo tempo em que cantávamos a história
deveríamos ilustrá-las com gestos. Eu adorei o desafio. Fomos para
os cantos da capela ensaiar. Não tivemos tanto tempo então fiz algo
pequeno. Para
a surpresa de muitos o meu era ficcional. Alguns fatos eram reais,
mas a história era inventada. Usei a rima, talvez porque eu gosto
muito de poemas, quis mostrar algo “bonitinho”. Então ficou
assim: Hoje eu acordei(gesto como se estivesse se levantando) muito
irritada(bate os pés no chão e balança as mãos) pois o meu irmão
(passando a mão no “cavanhaque”) estava tocando violão (gesto
tocando o violão) e quando fui colocar o meu roupão (gesto vestindo
parte por parte bem delicado o roupão) ele me deu logo um sustão
(mãos como estivesse expulsando algo-aumenta o som da voz). Tive um
pouco de dificuldade na hora de fazer os movimentos junto com a
coreografia então ficou um pouco lenta, a professora corrigiu
algumas coisas até ficar melhor então ela filmou. Espero que os
outros tenham gostado, eu me empenhei bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário