quarta-feira, 8 de abril de 2015

Descrição da aula de voz do dia 30/03/2015

Hoje pudemos aprimorar nossos conhecimentos sobre a respiração diafragmática, algumas coisas já aprendemos em voz I com o Mateus Schimith. Confesso não ter muita paciência para esse exercício ps ele é demorado, mas percebi que precisamos desse tempo até mesmo para nos acalmar, precisamos de uma pausa interna para nos desligarmos do exterior, esquecer o que está lá fora, pois sempre chegamos muito agitados. Posteriormente fizemos um exercício que trabalha o equilíbrio. Deveríamos nos equilibrar apenas em uma perna e explorar todos os movimentos possíveis. Em seguida fizemos um exercício o a gente controlava o ar na hora de fazer os movimentos. Eu não tinha conhecimento de grande parte do que foi falado. Acredito que muita gente fica buscando maneiras de controlar ar quando está correndo por exemplo. O segredo é dar pouca quantidade de ar, pois quanto mais você dá ar para o seu corpo, mais ele pede e mais você fica ofegante. O próximo exercício foi bem animado e bem parecido com um que eu já conhecia, o da pipoca. Cantamos a música todos em círculo, na hora do refrão era um passo para a frente, três passos para trás, depois três para a direita e três para a esquerda. Acho ótimo para aplicar para crianças. Depois fizemos como o de costume alguns exercícios de voz trabalhando o agudo e o grave. Trabalhamos também a extensão vocal tentando ir dos sons mais agudos até os mais graves e vice-versa. Tenho muita dificuldade em todos os exercícios relacionados a voz. Ainda não consigo sustentar a minha voz até o final. Costumo ter ainda mais dificuldade quando se trata de tom, ritmo e tempo. Costumo cantar fora dos três, rsrs. Às vezes fico muito triste pois acho lindo quem canta e gostaria de aprender. Me interesso em fazer mais aulas de voz voltadas ao canto, mas para isso sinto que tenho que me empenhar mais nas aulas e tentar dominá-las primeiro, sinto que não estou fazendo os exercícios até o final e não persisto por achar que não vou conseguir. As pessoas falam isso para mim, mas é uma dificuldade que já tenho há um tempo.
Por último fizemos um exercício muito legal que foi construir uma história com gestos. Ao mesmo tempo em que cantávamos a história deveríamos ilustrá-las com gestos. Eu adorei o desafio. Fomos para os cantos da capela ensaiar. Não tivemos tanto tempo então fiz algo pequeno. Para a surpresa de muitos o meu era ficcional. Alguns fatos eram reais, mas a história era inventada. Usei a rima, talvez porque eu gosto muito de poemas, quis mostrar algo “bonitinho”. Então ficou assim: Hoje eu acordei(gesto como se estivesse se levantando) muito irritada(bate os pés no chão e balança as mãos) pois o meu irmão (passando a mão no “cavanhaque”) estava tocando violão (gesto tocando o violão) e quando fui colocar o meu roupão (gesto vestindo parte por parte bem delicado o roupão) ele me deu logo um sustão (mãos como estivesse expulsando algo-aumenta o som da voz). Tive um pouco de dificuldade na hora de fazer os movimentos junto com a coreografia então ficou um pouco lenta, a professora corrigiu algumas coisas até ficar melhor então ela filmou. Espero que os outros tenham gostado, eu me empenhei bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário