sexta-feira, 1 de maio de 2015

Teledramaturgia 24/03 de 2015

Hoje eu e Jefferson como médicos entraremos em cena. Falo então desde a construção do personagem. Através de algumas visualizações de alguns médicos tentei criar um personagem em cima do que ja vi. Talvez por ter uma mãe enfermeira eu tenha associados alguns trejeitos a minha personagem. Dei início há uma pesquisa. Não sei se é correto eu associar enfermeira com médica, porém como minha mãe ja havia trabalhado por muitos anos no PSF (Programa de Saúde da Família) ela acompanhava muitas gestantes fazendo pré-natal. Como eu já presenciei isso meu primeiro passo foi remeter as visualizações do passado e passar para o papel tudo o que eu lembrava. Depois foquei na imagem física da minha mãe. O jeito que se comportava durante o atendimento, como se veste, a postura, os acessórios que são mais discretos. Depois com seu linguajar, o jeito e as palavras que ela utiliza para se dirigir aos pacientes, se ela é carinhosa, se ela se preocupa com eles etc. Tudo isso eu relembrei. Para não ter o parâmetro todo de uma pessoa só lembrei também dos médicos grosseiros que ja vi, lembrei dos casos que minha mãe conta e os que já passei e fiz a mesma análise. Comecei então traçar a minha personagem. A Marcela (personagem) é uma doutora ambiçiosa, rica, fina, elegante, bem posta, egoísta, quer ser o centro das atenções, se acha melhor que os outros etc. Passei então a juntar o que elapoderia usar, como por exemplo um estetoscópio vermelho para chamar bem a atenção, um batom, uma maquiagem etc.

Mais um pouco a frente acho que seria interessante acompanhar o dia de um médico que faz esse tipo de acompanhamento

Tirando o foco das características físicas da personagem, pretendo partir para a ação da mesma. O que ela vai fazer na cena? Marcela vai sequestrar um bebê. É necessário então entender o funcionamento de um sequestro de bebês. Ler sobre casos e máfias que agem nesses casos. Como que é o comportamento dessas pessoas? Certamente são pessoas "frias", más, maliciosas. Pretendo investigar isso. Potanto acho legal e viável fazer esse tipo de aprofundamento de acordo com as cenas vou vendo o que será necessário coletar ou pesquisar para que as cenas fiquem o mais próximo da realidade.

"Todos os nossos atos, mesmo os mais simples, aqueles que estamos acostumados em nosso cotidiano, são desligados quando surgimos na ribalta, diante de uma platéia de mil pessoas. Isso é por que é necessário se corrigir e aprender novamente a andar, sentar, ou deitar. É necessário a auto-reeducação para, no palco, olhar e ver, escutar e ouvir." (Constantin Stanilavski)

Mesmo sendo essa a citação referente ao teatro o mesmo cuidado com o andar, sentar, ou deitar etc, servem para a TV.

Lembrando que "Stanislavski foi anotando nos cadernos tudo aquilo que a experiência prática lhe ia sugerindo em termos de inovação criadora na arte cênica e nas técnicas de representação. Resultaram de sua carreira três obras básicas em que o famoso método por ele desenvolvido foi codificado, estabelecido e mais tarde adotado nos Estados Unidos, em Nova Iorque, no Actors Studio: A Preparação do Ator, A Criação da Personagem e A Construção de um Papel."

Fonte: http://www.girateatro.com.br/downloads/Programa_completo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário